-
Arquitetos: Emergency Architecture & Human Rights
- Área: 28 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Martina Rubino
Descrição enviada pela equipe de projeto. A guerra civil síria desalojou milhões de pessoas, a maioria delas são crianças, a maioria delas não recebe educação por falta de escolas.
Emergency Architecture & Human Rights estão construindo escolas com sacos de areia para abrigar crianças sírias e jordanianas na aldeia de Za'atari, localizada fora do campo de refugiados a 10 km da fronteira da Síria. A grande maioria das pessoas que foram deslocadas da Síria estão agora vivendo informalmente dentro da comunidade de acolhimento, portanto, muitas vezes encontram-se sem acesso a segurança social, saneamento e instalações educacionais.
A aldeia de Za'atari atualmente abriga 15 mil sírios e 13 mil jordanianos. A EAHR, em colaboração com a comunidade e uma ONG local, Acting for Change da Jordânia, implementou uma extensão para a escola existente, a fim de aumentar o número de alunos: a escola será usada pelas crianças durante a manhã e por adultos durante a tarde, que usarão o espaço para adquirir habilidades de leitura e escrita.
A sala de aula foi construída com a técnica de super-adobe. A construção é inspirada na Grande Mesquita de Djenné, arquitetura tradicional com terra das casas colmeia de Mali e construções vernáculas da Síria originárias de Aleppo e Homs, de onde provêm muitos dos refugiados.
Devido à escolha limitada de métodos e materiais de construção, e ao ambiente severo caracterizado por verões quentes e invernos frios, o estilo de colmeia é uma solução viável para uma construção escolar. Este tipo de técnica não requer reforços de alta resistência à tração e pode ser construída rapidamente com mão-de-obra não qualificada, com melhor desempenho do que tendas, blocos de cimento e chapas onduladas em termos de isolamento térmico. Em comparação com uma estrutura de bloco de cimento de dimensões similares, os custos de construção são reduzidos pela metade.
Durante a construção, a EAHR treinou trabalhadores locais em métodos de construção de super-adobe, que também podem aumentar os meios de subsistência e fortalecer a resiliência da comunidade local. Este método pode permitir que essas habilidades sejam reincorporadas para construir edifícios mais sustentáveis, de baixo custo e de eficiência energética dentro dos assentamentos informais circundantes e durante a futura reconstrução da Síria.